Buscar
  • Daniel

4 Fatores de um Bom Laudo de Perícia de Engenharia

O Laudo de Perícia de Engenharia é o tipo de documento técnico que visa identificar as causas de uma determinada patologia, bem como indicar soluções de correção e prevenção. Poucos profissionais técnicos da área de perícias entregam bons trabalhos, com respaldo técnico suficiente para indicar responsabilidades e de como orientar a parte leiga no assunto. Abaixo as principais características de um Laudo de Pericia de Engenharia:


DEMONSTRAÇÃO FOTOGRÁFICA DE TODAS AS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS


O Laudo de Perícia de Engenharia deve conter todas as manifestações patológicas resultantes das falhas existentes em determinado sistema. Indicar se a o Registro foi realizado durante a vistoria pelo vistoriador, ou se trata de registro anterior a vistoria, demonstrando sua data.


Na demonstração das patologias, caso alguma configuração seja considerada de alto grau de risco estrutural, deverá ser indicado SEMPRE como Urgência de reparação.



LISTA DE AVARIAS


A lista de avarias é importante para demonstrar os prejuízos causados pela falha no sistema. A lista de avarias possui mais relação com os sintomas (Danos) do que com a correção da origem do problema em si, como por exemplo: Danos no sistema elétrico oriundo de um vazamento; Danos no mobiliário; Danos gerais em pisos e paredes., entre outros. Ou seja, são prejuízos resultantes de uma falha no sistema.


A Lista de Avarias é importante para que se possa quantificar mais facilmente os prejuízos materiais ocasionados por um determinado evento.


IDENTIFICAÇÃO DO NEXO CAUSAL (PARECER TÉCNICO)


Item mais importante do laudo de pericia de engenharia. Neste tema deverão ser demonstrados os principais fatores que produziram uma determinada falha no sistema, justificando tecnicamente a origem de uma determinada patologia. Todo o desenvolvimento técnico pericial deverá estar bem aprofundado, preferencialmente com a demonstração de croquis, e sustentado em normas técnicas brasileiras, com total imparcialidade pelo assunto, uma vez que haverão partes envolvidas e interessadas.


Neste item será definido se uma anomalia tem relação com vícios construtivos (falhas endógenas), relação com ausência de manutenções, ou mesmo não conformidade com leis e normas técnicas vigentes. Desta forma, é possível definir e atribuir responsabilidades das partes envolvidas.




PROPOSTAS DE REPARO DAS FALHAS E DOS DANOS


Item muito importante para o conteúdo do laudo de perícia de engenharia, e que muitos profissionais da área deixam de elaborar. Este item visa demonstrar como a falha deverá ser tratada, afim de que a parte prejudicada não "fique na mão" dos responsáveis pela execução do sistema falho, garantindo com isso conhecimento técnico de como o problema deverá ser solucionado.


A proposta de reparação também visa contribuir na determinação da extensão das atividades de tratamento, tornando mais facilitado a quantificação dos custos envolvidos.


51 visualizações

NAS REDES SOCIAIS

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza

EMPRESA REGISTRADA

CRECI: Registro n° 35441-J

CREA: Registro n° 2016426

IBAPE: membro titular n° 1.976

MENU

CONTATO

BAIXAR REFERÊNCIAS

Rua Helena, n° 235, 11° Andar - Sala 111 -  CEP: 04559-050 - VILA OLÍMPIA - SP

São Paulo

Rio de Janeiro

11 4304-2038

21 3256-3304

© 2018 - Detecta Engenharia Ltda. - Todos os direitos Reservados