PERÍCIA DE ENGENHARIA

Laudo de Acústica

O que é um Laudo de Acústica?

O Laudo de Acústica consiste nas medições do NPS (nível de pressão sonora) de um determinado ambiente, afim de constatar se os níveis de decibéis local estão de acordo com as normas técnicas e leis vigentes. Todo o método de medição de níveis de pressão sonora deve ser realizado com a metodologia preconizada pela norma NBR 10151:2019 – Acústica da ABNT, com a utilização de aparelhos devidamente certificados e calibrados regularmente.

O Laudo Acústico irá determinar se os níveis medidos estão dentro dos níveis máximos permitidos para determinado tipo de zona, sendo investigado em campo o tipo de Som, que são eles:

  • Som Intermitente

  • Som Contínuo

  • Som Tonal (requer investigação por bandas de 1/3 de oitava)

  • Som Impulsivo (requer investigação da diferença entre o LFmax e Leq)

Dependendo do tipo de som investigado, será utilizado o Método Simplificado ou o Método detalhado para desenvolvimento e apresentação dos resultados no Laudo de acústica, seguindo estritamente o que preconiza a norma de acústica NBR 10.151/19 da ABNT.

Para medição do isolamento acústico (válido para construções novas - com projeto aprovado desde 2013) o trabalho também deverá estar baseado na norma de Desempenho de 2013 da ABNT NBR 15.575-4 – “Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas – SVVIE”.

 

Na análise do isolamento acústico será determinado se os elementos de vedação interno ou externo, executado pelo construtor, garantem a redução dos níveis sonoros entre a fonte emissora e a fonte receptora, representado pelo desempenho acústico ou isolamento acústico, conforme a nova norma de Desempenho de 2013.

Quem solicita um Laudo de Acústica?

Os principais casos de solicitação de Laudos de Acústica são:

  1. Incômodo sonoro de moradores vizinhos à uma fonte de ruído externo (casas de festas, restaurantes, industrias, vizinhos em geral) 

  2. Incômodo sonoro de moradores divisa com casas de máquinas ou outros sistemas do condomínio 

  3. Incômodo sonoro de moradores devido a deficiência de adequado isolamento acústico de paredes internas ou externas (válido para construções novas que possuem exigências perante a norma de desempenho NBR 15.575 de 2013 da ABNT)

  4. Estabelecimentos comerciais com o objetivo de cumprir exigências para emissão do LTA (Laudo Técnico de Avaliação)

  5. Obras de restauração que necessitam, antes do inicio de suas atividades, garantir em relatório técnico que o impacto sonoro de vizinhança esteja dentro das normas técnicas

  6. Medições de longa duração afim de determinar o Impacto ambiental de uma região próximo à uma fonte geradora de grande impacto

Qual o diferencial da Detecta Engenharia na elaboração do Laudo de Acústica?

Laudo de Acústica da Detecta Engenharia visa a excelência no serviço prestado, garantindo provas irrefutáveis das não conformidades constatadas. Utilizamos sonômetros que atendem à norma, bem como seguimos todos os procedimentos especificados por esta.

Nossa metodologia de análise pericial segue a seguinte ordem:

 
1. Utilização de sonômetros que atendem a IEC 61.672 em suas 3 partes

2. Medições conforme a norma NBR 10.151/19 da ABNT

3. Definição do Método à depender do tipo de som gerado

4. Medição do Som Residual e Total

5. Cálculo do Som Específico

6. Investigação comparativa com o Níveis permitidos RLAeq

7. Propostas de adequação acústica

Normas Técnicas e Leis Relacionadas

Normas e leis que norteiam as atividades profissionais para a elaboração do Laudo Acústico

  • NBR 10.151/19 da ABNT - Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitáveis]

  • NBR 10.152/17 da ABNT - Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações

  • IEC 61.672 parte 1, 2 e 3 - Electroacoustics - Sound Level meters

  • NBR 10.152/17 da ABNT - Níveis de pressão sonora em ambientes internos de edificações

  • NBR 15.575/13 - Parte 4 da ABNT - Norma de desempenho - Requisitos para os sistemas vedações verticais internas e externas SVVIE

  • Lei Estadual SP 16.402/16

  • Lei Municipal SP 49.969/08 - Artigo 38

Imagens de Laudos de Acústica

site.jpg
site2.png